O “lúdico” relaciona-se diretamente ao prazer e lazer, mas Alcyane Marinho (2004) conta que a complexidade lúdica está além dos aspectos da diversão e do entretenimento.

Atividades lúdicas são ferramentas usadas para entreter, socializar e, principalmente, fortalecer a aprendizagem. Essas ferramentas podem ser a música, a dança, o teatro, os jogos, a poesia… e constantemente são associadas à educação infantil e às escolas, mas podem ser muito úteis e assertivas no ambiente de trabalho.

E a nossa atuação se dá a partir do uso dessas mesmas ferramentas dentro de empresas, crendo que elas estimulam a conscientização e o engajamento dos seus associados.

Através de dinâmicas, rodas de conversa, peças de teatro e outras atividades, a Leoninna leva a educação para dentro de ambientes corporativos e comprova que a criatividade lúdica potencializa a integração, a aprendizagem e o compromisso dos colaboradores.

Vamos fazer um experimento!

Imagine você agora no meio de um deserto a perder de vista. Você sente o cheiro do deserto e o vento. Um animal surge do horizonte e vem na sua direção. Que animal é esse? Que cores ele tem? Qual sons esse animal faz enquanto ele se aproxima?

E aí? Com essa provocação, qual foi a sua primeira atitude?

Quando somos levados a imaginar, nossa mente cria instantaneamente o lúdico que potencializando a experiência. Mas, para isso, precisamos fazer algo que estamos desacostumados: pausar.

Então, o que pode ser mais eficaz e relevante: pausar e estimular a criatividade com a imaginação OU somente afirmar objetivamente que há um animal na sua frente?

Sabemos que estimular a criatividade requer tempo e, infelizmente, nós temos pressa! Mas, na pressa e na objetividade, muita informação pode ser perdida. Por esse e outros n motivos, incentivamos a promoção do lúdico.

Devido à necessidade de compreender o mundo, a arte sempre foi muita utilizada para contar sobre nossas experiências sociais.

A Leoninna sabe bem dos benefícios que atividades lúdicas podem trazer quando atreladas à educação. Por isso, trabalhamos com uma metodologia inspirada no método de ensino da UNESCO que se baseia em 4 pilares:

  1. Aprender a SER
  2. Aprender a CONHECER
  3. Aprender a FAZER
  4. Aprender a CONVIVER

Dessa forma, acreditamos que a arte pode ser uma forte ferramenta na garantia do real aprendizado e da conscientização.

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.